fbpx

5 filmes para aprender a lidar com o dinheiro

25 . fev . 2016

A melhor forma de aprender alguma coisa é quando não percebemos que estamos estudando, não é mesmo? Podemos obter conhecimento assistindo a filmes, lendo um livro, vendo um bom programa de televisão ou ouvindo audiobooks no carro enquanto estamos presos no trânsito. E com as finanças não é diferente! Aprender a lidar com o dinheiro pode ser algo prazeroso se esse aprendizado estiver relacionado a uma história interessante, com personagens cativantes e bom enredo, a produções cinematográficas de ponta, entre outros aspectos que têm a capacidade de nos envolver.

Na opinião de Reinaldo Domingos, que é escritor, educador e terapeuta financeiro, há diversos filmes que nos ajudam a lidar melhor com o dinheiro. Com a ajuda dele, preparamos uma lista de longas que mostram como agir em diferentes cenários ligados às finanças, como orçamento apertado, falência e busca de sonhos. Confira:

À Procura da Felicidade (2006), dirigido por Gabriele Muccino e com roteiro baseado em uma história real: tem como pano de fundo uma situação de falência pessoal. “O longa mostra a luta por um espaço e a importância de mostrar para uma criança que ela não pode deixar de acreditar em seus sonhos”, explica o terapeuta financeiro.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009), baseado na série de livros Shopaholic, da escritora britânica Sophie Kinsell: traz uma situação muito pertinente para aquelas pessoas que não possuem controle na hora da compra. “Esse filme mostra que é possível mudar hábitos de consumo mesmo quando a situação é crítica”, destaca.

Campo dos Sonhos (1989), dirigido e adaptado por Phil Alden Robinson: não trata diretamente de dinheiro, mas, sim, de sonhos. O filme mostra que a educação financeira, ou seja, o conjunto de informações que auxilia as pessoas a lidarem com as finanças, está diretamente relacionada à realização de desejos. Além disso, demonstra a importância de estabelecer um objetivo e manter-se focado. A história deixa claro que não existe o impossível quando se tem planejamento e disciplina”, comenta.

A Corrente do Bem (2000), dirigido por Mimi Leder: mostra como as mudanças começam por pequenos atos até se transformarem em algo grandioso e significativo. Isso vale também para a educação financeira pessoal ou familiar. “Tudo depende de começar, mesmo que seja com pequenas ações”, diz Domingos.

O Homem que mudou o jogo (2011): baseado em uma história real, o longa fala sobre o gerente de um time pequeno de beisebol que precisa reinventar sua equipe com um orçamento apertado. “Não adianta ficarmos procurando desculpas para não prosperar quando o orçamento é curto. É preciso arregaçar as mangas, encarar a situação e achar maneiras de fazer dar certo.

Ficou inspirado em aprender a gerir melhor o seu dinheiro e alcançar seus objetivos? Então mãos à obra! Comece agora mesmo a transformar o vilão em mocinho e a tornar o dinheiro um aliado na realização de seus sonhos. Boa sessão pipoca!

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, ,

2 Comentários

  • Obrigada adorei as ditas de Filmes

Deixe seu comentário

*

Receba novidades




ENVIE SUGESTÕES
DE POSTAGENS