5 Dicas para sair do superendividamento

03 . out . 2017

Você já viu aqui no Blog da ABAC que existem diversos caminhos que levam ao superendividamento. E já viu também como evitar essa cilada. O post de hoje é para você que já está nessa situação e deseja dar a volta por cima.

O superendividamento não escolhe “vítimas”. Qualquer um pode ser surpreendido com perda do emprego, problemas de saúde e salários atrasados. Além disso, são tantas as tentações que muitas vezes fica difícil resistir e consumir com responsabilidade, o que acaba comprometendo o orçamento – leia também Compra por impulso: caminho para o endividamento e Resistir a ofertas e tentações: você consegue!

O ideal é se planejar, pois é muito mais fácil evitar o superendividamento do que sair dele. Mas se já é tarde para se planejar e evitar o problema, confira cinco dicas para equilibrar as contas e sair dele!

  1. Elimine por completo o desperdício. Em situações de superendividamento, também é prudente cortar despesas não essenciais.
  2. Programe-se para aproveitar o 13º salário para quitar dívidas.
  3. Troque suas dívidas por outras mais vantajosas, ou seja, com juros menores. Em geral, as dívidas do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito têm juros mais elevados, e vale a pena recorrer a algum empréstimo de juros mais baixos para quitá-las.
  4. Adquira o hábito de comprar à vista. Se preciso, guarde o talão de cheques e o cartão de crédito em casa, para não utilizá-los.
  5. Se tiver um carro, e ele não for instrumento de trabalho ou essencial para sua vida, não hesite em vendê-lo. Utilize o dinheiro para pagar suas dívidas. De quebra, você ainda estará reduzindo suas despesas mensais.

Mudanças são fundamentais

 

Sair do superendividamento exige mudança de vida e de comportamento. Deixe para trás os velhos hábitos e equilibre suas contas. Consumidor consciente compra conforme suas necessidades e, preferencialmente, com recursos próprios, sem recorrer a empréstimos ou a crédito. E lembre-se: não existe mágica, o segredo é planejamento!

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS