Publicado em 15/05/2018 as 16:42H
Educação Financeira

Por que preciso de educação financeira?

Você que leu o primeiro post da nossa série “Minhas Contas no Azul”, já fez o diagnóstico da sua situação financeira (se ainda não, clique aqui). Agora é hora de entender como a educação financeira pode mudar a sua vida e o destino dos seus sonhos. Você verá que o que faz a diferença, ao contrário do que a maioria pensa, não é o quanto você ganha, e sim como você lida com o seu dinheiro.

De acordo com o Banco Central do Brasil, “Educação Financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão dos conceitos e produtos financeiros. Com informação, formação e orientação claras, as pessoas adquirem os valores e as competências necessários para se tornarem conscientes das oportunidades e dos riscos a elas associados e, então, façam escolhas bem embasadas, saibam onde procurar ajuda e adotem outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, a Educação Financeira é um processo que contribui, de modo consistente, para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro”.

Basicamente, estar educado financeiramente é ter a capacidade de viver de uma maneira mais
harmônica com os próprios ganhos. Isso significa gastar com consciência e se planejar para a realização de sonhos sem precisar recorrer a empréstimos ou algo do tipo.

Para muitas pessoas, dinheiro é algo com que elas lidam subjetivamente, quase ao sabor do acaso. Você até pode encará-lo dessa forma e ser bem-sucedido, mas é um risco. Agindo assim, você terá boas chances de viver sem realizar seus objetivos.

A hora é agora!

Por isso a educação financeira deveria ser ensinada desde os primeiros anos do ensino fundamental. Esse assunto já vem sendo discutido pelo Ministério da Educação. Mas se você é adulto e não teve essa oportunidade, fique tranquilo pois não é tarde para mudar o comportamento com relação ao dinheiro. Longe disso: a hora é agora!

Vale esclarecer que estar educado financeiramente não significa apenas gastar menos do que se ganha. É preciso fazer com que essa diferença positiva seja direcionada para a realização de sonhos. E é isso que você aprenderá ao longo dessa série “Minhas Contas no Azul”. Essa é uma iniciativa da ABAC em apoio à 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que ocorre de 14 a 20 de maio.

Para saber mais sobre a importância do tema, leia também o post Afinal, “O que é ‘educação financeira‘?”, que traz informações complementares.

E não deixe de ler nossa cartilha “Na corda bamba – Como a educação financeira pode melhorar a sua vida”, que é gratuita. Aproveite! Clique aqui para baixar a cartilha. 

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 comentários sobre “Por que preciso de educação financeira?”

  1. Milton Elias disse:

    Ótima iniciativa da ABAC

    1. ABAC disse:

      Obrigada, Milton!