Cinco dicas para poupar dinheiro

26 . jun . 2015

Quando o assunto é poupar dinheiro, muitas pessoas não sabem por onde começar. Economizar parte da quantia que se ganha não é tarefa fácil e os motivos dessa dificuldade são muitos: pequenos gastos diários que podem passar despercebidos, representam boa parte do salário no fim do mês, sem contar que as pessoas imaginam que, para poupar dinheiro, é preciso investir uma enorme quantia de uma só vez.

Porém, com um pouco de disciplina, é possível separar uma quantia mensal para poupar. Neste post, vamos dar algumas orientações que podem ajudar você a controlar seus gastos:

1) A primeira dica para poupar dinheiro é justamente o que comentamos acima: economizar não significa, necessariamente, separar uma enorme quantia de dinheiro de uma única vez. Reduzindo pequenas despesas, que representam centavos aqui e ali, você já estará poupando dinheiro. O segredo, então, é olhar para sua renda de uma forma diferente, entendendo que o corte de R$ 10 por mês em um gasto desnecessário representa, depois de um ano, uma economia de R$ 120.

2) Outro passo importante para poupar é conversar abertamente com todos os envolvidos nos gastos. Por isso, dinheiro é assunto de família e os recursos financeiros de uma casa devem ser ensinados às crianças desde pequenas. Para elas, a mesada pode ser um bom método para aprender a economizar.

3) Quando for comprar alguma coisa, pare e pense: “eu estou realmente precisando disso ou eu apenas quero isso?”. Essa pergunta é uma dica fundamental para criar a disciplina necessária para poupar dinheiro. Afinal, podemos e devemos comprar o que precisamos. Porém, aquilo que apenas queremos não é necessário e pode se transformar em uma boa economia;

4) Sempre que puder, pague à vista. O cartão de crédito é uma facilidade nos pagamentos, porém pode colaborar com descontroles financeiros, já que passa a sensação enganosa da renda disponível em conta. Sem contar que os juros desse tipo de cartão são muito altos e, se a conta não for paga em dia, a dívida pode se estender por meses e virar uma verdadeira bola de neve;

5) Fazer um orçamento mensal é uma ação importante para controlar despesas e aumentar a poupança. Experimente colocar todos os seus gastos em uma tabela e você poderá identificar exatamente onde estão os excessos e estabelecer metas para a redução dos custos. Para ajudar você a calcular sua capacidade financeira, a ABAC desenvolveu a Planilha de Orçamento Pessoal abaixo para registros das principais entradas e saídas de um orçamento pessoal ou familiar. Utilize essa ferramenta para prever suas despesas e analisar como está gastando seu dinheiro. Você também pode fazer o download dessa Planilha clicando aqui.

Planilha de Orçamento Pessoal

ENTRADAS Situação atual O que posso melhorar
Salários
Comissões
Aposentadoria
Doações recebidas
Outros
Total de entradas

 

SAÍDAS Contas fixas Situação Atual O que posso melhorar
Água e esgoto
Eletricidade
Telefone fixo
Telefone celular
Gás
Condomínio
Internet
Aluguel
TV por assinatura

 

SAÍDAS Alimentação Situação Atual O que posso melhorar
Supermercado
Açougue
Sacolão
Padaria
Restaurantes
Lanches diversos

 

SAÍDAS Educação/Lazer Situação Atual O que posso melhorar
Mensalidade escolar
Escola de idiomas
Esportes
Música
Revistas

 

SAÍDAS Transporte Situação Atual O que posso melhorar
Combustível
Manutenção
Transporte público
SAÍDAS Saúde Situação Atual O que posso melhorar
Plano de saúde
Farmácia

 

SAÍDAS Outros Situação Atual O que posso melhorar

 

Total de saídas    

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS