Vendas de consórcio superam 1 milhão de cotas

31 . jul . 2018

De janeiro a maio de 2018, as vendas de consórcio superaram a marca de 1 milhão de cotas no País. Neste ano, o resultado ocorreu mais cedo que em 2017, quando foi atingido apenas em junho.

Nos cinco primeiros meses de 2017, as vendas de consórcio atingiram 912,5 mil cotas. No mesmo período neste ano, foram 1,01 milhão de cotas vendidas. Trata-se de um resultado 10,7% superior. Além disso, foi o maior volume acumulado no primeiro quinquênio do ano desde 2014.

Os resultados mensais das vendas de consórcio estão em curva ascendente desde janeiro. Em todos os meses deste ano, o volume de vendas foi superior a seu respectivo no ano de 2017 (veja gráfico abaixo). Apenas em maio, houve entrada de 220 mil novos consorciados – recorde do ano.

No mês de maio, o Sistema de Consórcios alcançou outros resultados importantes. Você já leu aqui que o número de participantes ativos superou a casa dos 7 milhões de consorciados. Foi o melhor resultado desde julho de 2016. Conheça outros resultados no Drops de Mercado referente ao período.

Vendas de consórcio crescem nos seis segmentos

A procura pelo consórcio cresceu tanto para aquisição de bens móveis e imóveis, quanto para a contratação de serviços de diversas finalidades. Por segmento, as vendas de consórcio atingiram 467 mil cotas no consórcio de veículos leves, 390,75 mil de motocicletas, 99 mil de imóveis, 22,4 mil de veículos pesados, 17,9 mil de serviços e 10,95 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.

Percentualmente, o crescimento foi maior no segmento de serviços, com alta de 62,7%. Também foi expressivo no consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, de 54,2%. Na sequência, vieram veículos pesados (20,1%), motocicletas (11,5%), veículos leves (8,5%) e imóveis (4,6%). Considerando apenas o consórcio de veículos leves, veículos pesados e motocicletas, o segmento de veículos automotores em geral apresentou evolução de 10,1%.

Critérios que motivam adesões

Pesquisa recente da ABAC, realizada pela Quorum Brasil, apontou as razões que levam os consumidores a escolherem o consórcio. A principal razão apontada foi a garantia de entrega do bem com, 17,4%, seguido do valor da parcela, com 14,4%. Esses dados mostram que há uma preocupação do consumidor com o recebimento do bem, após a contemplação, e a adequação da responsabilidade de pagamento com o orçamento mensal.

Para conhecer mais detalhes da pesquisa, leia o post Critérios que motivaram adesões ao consórcio.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , ,

2 respostas para “Vendas de consórcio superam 1 milhão de cotas”

  1. Flavio Vieira disse:

    Caros,
    após o segundo gráfico existe um erro de grafia. Está descrito “…número de participantes ativos superou a casa dos 1 milhões de consorciados. “. O correto seria “…7 milhões de Consorciados.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS