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Uso do consórcio para compra de veículos é o maior em 5 anos

28 . abr . 2016

A utilização do consórcio para compra de veículos, seja para passeio ou trabalho, está crescendo no Brasil. Em 2015, a ABAC constatou que a potencial participação do consórcio nas vendas cresceu em todas as categorias analisadas: veículos leves, caminhões e motocicletas. Além disso, em todos esses segmentos, o índice obtido atingiu os maiores patamares dos últimos cinco anos.

No segmento de veículos leves, a participação nas vendas atingiu 25,31% em 2015, valor que é mais que o dobro dos 11,83% de 2011. Esse grande crescimento na participação também foi registrado no segmento de caminhões, que passou de 17,66% em 2011 para 44,45%, em 2015. Já no segmento de motocicletas, a participação nas vendas foi de 60,08% no ano passado, bem acima dos 31,5% registrados em 2011, o que significa que a cada cinco novas motos vendidas em 2015, potencialmente três foram pagas por meio do consórcio.

A ABAC avalia que houve uma alteração no perfil de compra dos brasileiros. Entre os anos 2005 e 2008, quando a economia do país se encontrava em franca expansão, a ascensão das classes D e E, motivadas pelo fator crédito, saciou uma necessidade pelo consumo de bens e serviços, já que esses consumidores estiveram durante muito tempo à margem da economia. Para a entidade, essa nova fase é um complemento da anterior, em que o primeiro desejo básico foi atendido e agora o consumidor passa a fazer contas e planejar suas aquisições.

Para a ABAC, outros fatores podem ser atribuídos a essa expansão, como a maior maturidade do consumidor, a forte comunicação e divulgação feita pela mídia, além da crise financeira, que contribuiu por ter encarecido e restringido o acesso ao crédito no país.

Participação dos consórcios nas vendas por Estado em 2015

Nas regiões Nordeste, Centro Oeste e Norte, a participação do consórcio nas vendas de veículos leves ficou acima da média nacional no ano passado: 30,07%, 29,1% e 26,2%, respectivamente. Entre os Estados, os destaques são Bahia (44,9%), Tocantins (44,5%) e Mato Grosso (43,3%). A menor participação foi registrada na região Sudeste (23%) e, entre os Estados, em Alagoas (15,3%).

ESTADOS-LEVES

No segmento de motocicletas, as regiões de maior participação foram Norte (91,2%) e Nordeste (68,7%), sendo que o Sudeste também registrou o menor índice, de 40,2%. Entre os Estados, se destacaram Tocantins (105,5%), Pará (105,5%) e Piauí (100%), e a menor participação foi registrada no Distrito Federal (21%). Como se trata de potencial participação, o índice pode superar a casa dos 100% porque o número de contemplações superou o de motocicletas novas vendidas na região.

Na avaliação da ABAC, a participação do consórcio nas vendas de veículos leves e motocicletas é maior no Norte e Nordeste porque há uma ampla difusão dessa modalidade de crédito nessas regiões.

O segmento de caminhões teve seus melhores desempenhos nas regiões Centro Oeste e Sul, com 82,3% e 54,4% de participação nas vendas, respectivamente. Por Estado, os melhores índices foram registrados em Mato Grosso (153,4%), Rio Grande do Sul (65,9%), Mato Grosso do Sul (65,5%) e Paraná (65,1%). Entre as regiões, a menor participação foi registrada no Nordeste, com 30,5%, e entre os Estados, no Espírito Santo, com 14,7%.

ESTADOS-CAMINHÕES

A ABAC explica que agricultores são importantes consumidores de cotas de consórcios. Como o agronegócio está bem consolidado nas regiões Centro Oeste e Sul, além de estarem próximas ao principal porto exportador de commodities agrícolas, que fica em São Paulo, é natural que elas registrem as maiores participações nas vendas de caminhões.

Para a análise da participação dos consórcios no volume de créditos concedidos pelo sistema financeiro (consórcio, financiamento e leasing) em 2015, a ABAC considerou o total de créditos disponibilizados aos consorciados contemplados no período. Os dados são potenciais porque os créditos podem ter sido usados ou não, visto que o consorciado tem total liberdade para decidir quando adquirir o bem.

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Drops de Mercado

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