A rápida recuperação do consórcio em meio à pandemia

03 . set . 2020

Nas últimas décadas, não foram poucos os períodos de turbulência econômica vividas no País: planos econômicos, tabelamentos, recessões, e agora a pandemia do novo Coronavírus. O consórcio sempre mostrou sua resiliência e credibilidade frente aos obstáculos e não poderia ser diferente neste momento: seu desempenho, até agora, foi extremamente favorável.

Após um forte impacto inicial, iniciado na segunda quinzena de março e aprofundado em abril, podemos observar uma rápida recuperação das vendas. A tendência de alta observada a partir de maio, foi confirmada em julho, quando foram registradas 250,20 mil cotas vendidas. Esse foi o segundo maior volume do ano, 43,9% acima das 173,83 mil verificados em maio, e 1,8% maior que fevereiro.

“Superamos em julho o patamar de comercialização de fevereiro ao atingir o segundo melhor no ano, antes até das medidas de isolamento. Confiamos na manutenção ou até mesmo em avanços no total de adesões para os próximos meses” diz Rossi.

Algumas notícias na economia reforçam o otimismo como:

  • Crescimento das vendas no varejo;
  • Melhora da confiança empresarial;
  • Retomada da atividade industrial em junho;
  • Expectativa da vacina.

Tudo leva a crer que as boas notícias a partir de agora deverão trazer um futuro melhor. A estimativa de crescimento do PIB em 2021, feita pelo Ministério da Economia em julho, foi de 3,2%. 

“Não se trata de um grande número se contarmos que a base de comparação é 2020, contudo entendemos que o Sistema de Consórcios tenderá a se beneficiar deste cenário e crescerá em 2021”, completa Rossi.

Consórcio em 2020: segunda melhor marca da década

Apesar da pandemia da Covid-19, a rápida reação das administradoras de consórcios com ações administrativas e comerciais foram bem sucedidas, e a assimilação das mudanças pelo consumidor diante desta nova realidade propiciou a retomada do crescimento.

No gráfico abaixo, que mostra os acumulados de vendas de cotas nos sete primeiros meses do ano, de 2011 a 2020, podemos visualizar as dificuldades vivenciadas pelo Sistema de Consórcios com a crise econômica de 2016, e a posterior retomada, considerando inclusive a oscilação com a Covid-19. Na retrospectiva da década, entre as totalizações dos períodos de janeiro a julho, o ano de 2020, com 1,51 milhão de adesões, recuperou-se aceleradamente, ficando com o segundo melhor resultado.

Para conhecer mais resultados de janeiro a julho de 2020, clique aqui.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS