Que tal fazer um consórcio para viajar?

17 . ago . 2015

“Viajar é mudar a roupa da alma”. Mário Quintana não poderia ter descrito melhor os benefícios que uma viagem pode trazer a alguém. E, se você gosta desse assunto, também poderá gostar desta dica: sabia que é possível fazer um consórcio para viajar?

Ficou interessado? Então, confira as orientações:

Para viajar usando o consórcio, é preciso entrar para um grupo de consórcio de serviços, em que os consorciados se reúnem para contribuir com uma poupança comum destinada à contratação de serviços de qualquer natureza, como uma viagem. Assim, quem faz um consórcio para viajar poderá usar parte dessa poupança para contratar os serviços necessários em uma viagem, como os de uma agência de viagens.

Uma característica em comum muito importante entre consórcio e viagens é o planejamento. De acordo com Letícia Matos, gerente da EF (Education First) de São José do Rio Preto (SP), antes de partir para um destino nacional ou internacional, são necessários alguns meses de preparação. “Organizar com antecedência detalhes importantes, como documentos para embarque, custos das passagens áreas, roteiros e acomodações, ajuda o viajante a aproveitar toda a programação da melhor maneira possível.”

Da mesma forma, quem pensa em usar o consórcio para viajar deve planejar com antecedência a entrada para um grupo de consórcio de serviços, uma vez que, pelo sorteio, o consorciado pode ser contemplado até o último mês do grupo. Assim, antes de aderir ao consórcio, é fundamental checar o prazo do grupo, a fim de buscar um consórcio que se encerre antes do período da viagem.

Por isso, fazer um consórcio para viajar pode ser uma boa opção para quem planeja viagens com no mínimo um ano de antecedência, como um intercâmbio, férias em família ou para comemorar datas especiais, como aniversários, formaturas e bodas.

E vale lembrar que, se quiser antecipar a contemplação, o consorciado também pode ofertar um lance. Os critérios para oferta e desempate de lances são definidos em contrato.

Poder pagar todos os custos da viagem à vista também é um ponto positivo do consórcio. Traçando um planejamento, o consorciado pode usar sua contemplação com bastante antecedência, conseguindo bons descontos. “Em alguns períodos do ano, chamados de ‘baixa temporada’ (aqueles fora do período de férias escolares e feriados), os preços de passagens e estadia geralmente são menores. Por isso, vale a pena pesquisar com antecipação”, afirma Letícia.

Planeje-se!

Traçar todos os gastos que você poderá ter antes e durante uma viagem é fundamental para montar um bom planejamento. Confira, a seguir, alguns dos principais custos de uma viagem internacional, de acordo com a gerente da EF (Education First):

  • Documentos para embarque (passaporte e, se necessário, visto consular);
  • Passagens de ida e volta;
  • Estadia;
  • Refeições (lembrando que, em alguns países, existe o hábito da gorjeta);
  • Meios de locomoção no destino (aluguel de carro, taxi, transporte público etc);
  • Atividades extras (passeios com guia turístico, compras, tíquetes de museus etc).

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

11 respostas para “Que tal fazer um consórcio para viajar?”

  1. eu sendo uma pessoa comum …com empresa aberta , posso montar um grupo de consorcio para beneficiar outras pessoas com carta de credito para elas gastarem com o que elas quiserem ?

    • ABAC disse:

      Olá, Juliana.

      Só podem administrar grupos de consórcios empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

      Para qualquer outro esclarecimento, estamos à disposição!

      Abraço

  2. Ulisses Daniel disse:

    Ola. Gostaria de saber quais empresas que prestam serviços de consórcio para viagens.

  3. Bom dia. Gostaria de saber de vcs como seria fazer o consórcio para planejar uma viagem

    • ABAC disse:

      Olá, Ronilson.

      No texto, explicamos como funciona o consórcio para planejamento de viagens. Caso queira adquirir uma cota, você deve buscar uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil e analisar o plano que melhor atende ao seu objetivo. Neste link, você encontra as administradoras autorizadas que são associadas à ABAC: http://abac.org.br/associados&ancora=1&estado=&categoria=&nomeAssociado=. Selecione o seu estado e a categoria “serviços” para buscar as empresas que podem lhe atender em sua região.

      Abraços

  4. Fernanda Rosa disse:

    Quero saber como funciona

  5. MANOELITA disse:

    Ola Eu como Agência de Viagens posso promover o consorcio de viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS