Publicado em 24/10/2018 as 15:27H
Dicas da ABAC

Tudo o que você não leu sobre seu consórcio

Embora seja um Sistema de fácil adesão e popularidade, o consórcio conta com diversas regras de funcionamento. Algumas são gerais, estabelecidas na Lei nº11.795/2008 e em normativos do Banco Central do Brasil. Outras são específicas do grupo de consórcio e constam no contrato de adesão. No post de hoje, vamos falar sobre a importância de se informar corretamente ao fazer consórcio.

A ABAC conta, desde 1983, com um Departamento de Atendimento ao Consumidor (DAC). Ele foi criado para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do consórcio e intermediar o contato entre consumidor e administradora. Curiosamente, as perguntas mais comuns recebidas pelo DAC são referentes a regras e condições dos grupos. O que revela que o consumidor nem sempre dá a devida atenção a um instrumento extremamente importante, que orienta, formaliza e garante o cumprimento de tudo o que foi informado no momento da venda: o contrato de adesão.

Um exemplo são os critérios de atualização do crédito e das parcelas, que podem ser um índice econômico ou o preço sugerido da montadora, no caso de veículos. Toda vez que o índice ou preço sugerido sofrer alteração (para mais ou para menos), o crédito e as parcelas também sofrerão, tanto para quem não foi contemplado, quanto para quem já foi. Por isso a importância de conhecer e entender esse critério.

Ainda no tema de “crédito”, também constam no contrato as normas para sua utilização. Por exemplo, se é possível adquirir veículo usado e em quais condições (como tempo máximo de fabricação). E também as garantias que devem ser apresentadas para utilização do crédito, ponto essencial para assegurar a saúde financeira do grupo.

Formas de ofertar lances, tipos de lance e critérios de desempate. Possibilidade e condições para transferência ou desistência de contrato. Consequências do atraso no pagamento das parcelas. Rendimentos financeiros após a contemplação, dentre outros. Tudo consta no contrato!

Consórcio: como verificar o contrato de adesão

Como já foi possível perceber, ao fazer consórcio é fundamental ler o contrato para conhecer as regras de funcionamento do seu grupo. Além disso, o vendedor e/ou a administradora, através de sua central de relacionamento com o cliente, deve dar todas as orientações necessárias. Tanto antes da adesão, para que o consumidor esteja seguro para realizar a compra, quanto depois.

Para saber como verificar o contrato de adesão, não deixe de ler o post Check list para assinar um contrato de consórcio. O check list é importante mesmo que você já seja um consorciado, pois lhe permitirá conhecer seu consórcio e tirar melhor proveito da modalidade.

Check list para assinar um contrato de consórcio

Você também pode entrar em contato com sua administradora para tirar qualquer dúvida do seu contrato. E até mesmo enviá-lo para a ABAC, pelo e-mail falecom@abac.org.br. Recomendamos ainda a escolha por empresas associadas à entidade. Elas possuem um relacionamento mais estreito com a entidade e apoiam o desenvolvimento do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*