Família e amigos influenciam na compra do consórcio

05 . jul . 2018

Comprar um imóvel ou trocar de carro não é uma decisão fácil. É preciso muita pesquisa e planejamento. Estudo recente da ABAC revelou que 38% dos consorciados se informaram com amigos e parentes antes de aderir ao consórcio.

A pesquisa da ABAC foi realizada pela Quorum Brasil junto a 1 mil consorciados de todo o País. Segundo os dados, eles projetaram sua adesão buscando informações de várias formas. A maioria (38%), apoiou-se nas informações de familiares e amigos. Outras fontes, bastante fortes, foram os sites das administradoras de consórcio (25%) e nas redes sociais (15%). Os restantes 22% dividiram-se em sites de reclamação (10%), Banco Central (3%), loja (3%), banco (2%), blogs sobre investimentos (2%) e profissionais de vendas (2%).

Todavia, quando se tratou de esclarecer dúvidas, a maioria dos interessados (55%) procurou os vendedores ou representantes, seguidos das pesquisas na internet, com 27%. Os demais consorciados se dirigiram aos escritórios das administradoras ou dos representantes (8%), recorreram a amigos e familiares (6%) e a gerentes de agências bancárias (4%).

Influência da família

A internet tem sido uma importante aliada do consumidor para esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre as características e o funcionamento do Sistema de Consórcios. Porém, no momento da decisão, a maioria dos consorciados foi influenciada por familiares e amigos (45%).

Na sequência dos influenciadores aparecem os vendedores e corretores (23%), gerente do banco (3%) e outros (1%). Houve quem não se lembrasse (4%), bem como 24% disseram ter decidido sozinhos.

Ainda, 85% do total de consorciados consultados contaram que fecharam negócio pessoalmente, enquanto 7% recorreram ao telefone. Apenas 5% finalizou a compra do consórcio on-line e 3%, por e-mail.

E você, quem contribui para a tomada de decisões tão importantes para o seu futuro e da sua família? Conte para nós nos comentários!

Ainda, fique à vontade para nos enviar suas dúvidas sobre o funcionamento do consórcio, também nos comentários ou pelo e-mail [email protected].

Para saber mais sobre os resultados da pesquisa, leia também 46% dos consorciados têm até 39 anos.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS