Saber Financeiro: conheça o novo canal da ABAC!

03 . dez . 2020

A ABAC acaba de lançar um novo canal, desta vez, focado no tema “educação financeira“. Com quiz e diversos conteúdos sobre o assunto, o novo site “Saber Financeiro” irá ajudá-lo a identificar como andam seus conhecimentos e melhorar sua relação com o dinheiro.

O quiz, disponível como destaque do site, é composto por 15 questões de múltipla escolha. Não é necessário qualquer cadastro: basta concluir o teste para ver o resultado e as dicas da ABAC. 

Na sequência, é possível encontrar uma relação de posts com os temas abordados nas perguntas. Você pode acessá-los antes de fazer o quiz, para estudar e se preparar, ou depois, para tirar dúvidas sobre as questões que você errar, caso isso aconteça.  

Essa opção de esclarecer as questões erradas é possível em função da dinâmica dos resultados. Ao concluir o teste, aparecerá a pontuação, uma breve análise do seu desempenho. Também aparecem as questões erradas com a indicação dos textos onde você poderá encontrar a informação correta.

Acesse agora e navegue por esse canal feito para descomplicar esse tema tão importante: saberfinanceiro.org.br

Mas, afinal, o que é “educação financeira”?

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) define educação financeira como “o processo mediante o qual consumidores e investidores financeiros melhoram a sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros”. Ainda, que por meio de informação, instrução ou aconselhamento objetivo, possam desenvolver as habilidades e a confiança necessárias para se tornarem mais cientes dos riscos e oportunidades financeiras.

Ou seja, com conhecimento, habilidades e confiança proporcionados pela educação financeira, você poderá:

  • Fazer escolhas do dia-a-dia sobre como gastar seu dinheiro e estar em dia com compromissos financeiros;
  • Navegar no mercado financeiro, que muda constantemente, e comprar os produtos e serviços que fazem mais sentido para suas próprias necessidades;
  • Planejar com antecedência sobre como usar seu dinheiro conquistado com muito suor para seus objetivos de vida, como comprar uma casa ou preparar-se para a aposentadoria;
  • Lidar com programas e sistemas do governo local, estadual e nacional, que geralmente são complicados e confusos, até para especialistas;
  • Avaliar as informações e os conselhos financeiros que recebem, independentemente se de amigos, da mídia ou de profissionais; e
  • Fazer o melhor uso dos recursos que possuem, incluindo benefícios laborais, previdência privada e pública, créditos fiscais, benefícios públicos, investimentos, hipoteca, acesso a crédito e poder aquisitivo.

Saber Financeiro na Semana ENEF

Este lançamento da ABAC foi uma ação em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira 2020. Ao longo destes dias, milhares de iniciativas gratuitas ajudaram a promover a educação financeira no País. O tema do evento foi “Resiliência financeira: como atravessar a crise?”.

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS