Como anda sua gestão orçamentária? Superávit, déficit ou neutro?

23 . nov . 2020

Ao fazer sua gestão orçamentária, qual tem sido o resultado? Déficit, superávit ou neutro? Neste post, mostramos como o controle do orçamento é fundamental, seja para o pagamento das contas em dia, seja para a realização de sonhos de consumo.

Antes de mais nada, devemos considerar que, ao iniciar a gestão orçamentária, o resultado pode ser deficitário. Esta situação ocorre quando as despesas superam as receitas. Seu orçamento também pode ser neutro ou equilibrado, quando as despesas são iguais às receitas. Ou, ainda, superavitário, quando as receitas são superiores às despesas. Portanto, a meta básica deve ser alcançar e manter um orçamento superavitário.

Gestão orçamentária: Receita x Despesa

  • Deficitário R < D (receitas menores que as despesas)
  • Neutro R = D (receitas iguais às despesas)
  • Superavitário R > D (receitas maiores que as despesas)

Com o tempo, a gestão orçamentária ajuda as pessoas a serem superavitárias. Ou seja, controlar o orçamento ajuda as pessoas a manterem suas receitas maiores que suas despesas. Esse é um dos objetivos básicos da boa gestão financeira pessoal. Se as receitas são maiores que as despesas, então seu objetivo foi cumprido!

Você já conhece a Planilha de Orçamento Pessoal da ABAC? Ela é uma forma simples e objetiva de registrar seus gastos e acompanhar seu desempenho mensal. Clique aqui para fazer o download.

O que fazer ao atingir o superávit?

E quando você atingir esse grande objetivo? O que fazer com o superávit, ou seja, com o dinheiro que sobrou?

A resposta é poupar e cultivar o hábito de fazer poupança regularmente. Aliás, ao se tornar uma pessoa superavitária, a primeira coisa a fazer ao receber uma renda deve ser separar parte dela para poupança, antes mesmo de pagar qualquer despesa. A poupança deve ser vista como um compromisso com você mesmo. 

Uma maneira de priorizar a poupança é autorizar seu banco a realizar investimentos automáticos em datas predefinidas. Dessa forma, você estará viabilizando sonhos, preparando sua aposentadoria ou precavendo-se para uma situação inesperada. Para fazer isso, é importante passar pela elaboração de um orçamento. É na fase de avaliação que você vai refletir, pesando, de um lado da balança, seus sonhos (projetos) e de outro, os seus desejos do dia a dia.

Com o orçamento, é possível comparar e decidir suas prioridades e identificar sua capacidade de poupança e reavaliar a possibilidade de melhorar. Portanto, utilize o orçamento. Ele é o seu principal aliado na boa gestão de seus recursos financeiros.

Aproveite e leia o post abaixo, em que damos algumas dicas de aplicativos que podem ajudar a melhorar seu controle financeiro:

Fonte: Portal Cidadania Financeira, do Banco Central do Brasil

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS