6 em cada 10 não se preparam para aposentadoria

16 . abr . 2019

O aumento da expectativa de vida do brasileiro impõe desafios. Principalmente porque a maioria (59%) ainda não se planeja para garantir um futuro financeiro ao deixar de trabalhar. Foi o que revelou nova pesquisa sobre aposentadoria realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil, em parceria com o Banco Central.

O estudo identificou que entre os que não se planejam para a aposentadoria, 36% alegam não sobrar dinheiro no orçamento. Já 18% atribuem ao fato de estarem desempregados. E, para 17%, não vale a pena guardar o pouco dinheiro que sobra no fim do mês.

A pesquisa também identificou os meios mais comuns de se preparar para a aposentadoria. São eles as aplicações financeiras (42%), principalmente a previdência privada (20%). Foram citados ainda outros ativos financeiros, como ações, títulos ou fundos (20%). Para 35%, os recursos do INSS servirão de renda e 16% disseram que dependerão de terceiros, tais como cônjuges, filhos ou outras pessoas da família. Já 37% dos entrevistados disseram que pretendem continuar ativos no mercado de trabalho ao se aposentar.

“Estima-se que a participação da população acima de 65 anos na sociedade brasileira passe dos atuais 9% para 25% em 2060, segundo projeções do IBGE. Será cada vez mais importante começar a pensar em uma complementação ainda jovem e não apenas quando se aproxima do momento de parar de trabalhar”, avalia a Economista-Chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Aposentadoria imobiliária

Uma das formas de se preparar para a aposentadoria é investindo em imóveis, que poderão gerar receita por meio de aluguéis. E uma modalidade acessível para adquirir esses bens, principalmente para quem pensa no futuro e não tem pressa, é o consórcio.

Apenas em 2018, 885 mil brasileiros decidiram se juntar a esse Sistema, 6,4% a mais que em 2017. Já 72,4 mil participantes foram contemplados e puderam utilizar o crédito contratado para adquirir o imóvel desejado. Para eles, foram disponibilizados R$ 7,22 bilhões.

“O consórcio permite ao consumidor adquirir imóveis a longo e médio prazos, com parcelas adequadas ao seu orçamento”, explica o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Para saber mais sobre o consórcio de imóveis, leia também Consórcio de imóveis: 75% usam crédito para comprar residências.

E para encontrar empresas associadas à ABAC e pesquisar planos de consórcio de imóveis, clique aqui. Selecione o seu estado e encontre as que atuam mais próximo de você. E, em caso de dúvidas, entre em contato com a ABAC pelo e-mail [email protected].

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , ,

Uma resposta para “6 em cada 10 não se preparam para aposentadoria”

  1. Egídio Mesquita Quirino Neto disse:

    Essa é a mais pura verdade. O brasileira tem a cultura de deixar tudo pra última hora, isso inclui sua segurança financeira na velhice. Precisamos mudar isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS