Meta financeira do brasileiro para 2019 é juntar dinheiro

21 . jan . 2019

O ano acabou de começar. O momento é ideal para planejar as contas e definir qual meta financeira irá perseguir em 2019. Para mais da metade dos brasileiros, o maior objetivo deste ano será: juntar dinheiro!

A constatação vem de uma pesquisa recente realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil. O objetivo foi investigar as expectativas e os projetos dos brasileiros para 2019. Foram ouvidas 702 pessoas, por telefone, residentes em todas as capitais do país.

Os dados mostraram que as duas principais metas financeiras para 2019 estão relacionadas a hábitos financeiros. Em primeiro lugar, apontada por mais da metade dos entrevistados (51%), veio “juntar dinheiro”. Na sequência, com 37%, apareceu “sair do vermelho”.

“Com a crise financeira enfrentada nos últimos anos, é natural que as pessoas tenham aprendido algumas lições. Isso ajuda a explicar por que juntar dinheiro e sair do vermelho aparecem no topo das prioridades. As pessoas podem ter entendido que essas duas questões podem ajudá-las caso a situação econômica do País volte a se complicar”, pondera o presidente executivo da ABAC, Paulo Rossi.

Os resultados mostraram que o ano novo, com a posse de um novo governo e a retomada dos níveis de confiança, trouxe boas perspectivas. Porém, os resquícios da crise ainda impactam a vida das pessoas, que estão repensando o modo como lidam com o orçamento familiar.

Como alcançar a meta financeira de juntar dinheiro?

Além de ter a intenção, a realização da meta financeira de juntar dinheiro requer a mudança de uma série de hábitos – leia o post Finanças pessoais: 5 dicas para se organizar em 2019.

O mesmo estudo revelou que, em 2018, apenas 15% dos entrevistados conseguiram cumprir a meta de fazer uma reserva financeira. Muitas pessoas relatam ter dificuldade de conseguir separar um valor mensal e recorrem ao consórcio para terem sucesso.

E de que forma isso é feito? Ao entrar para um grupo de consórcio, o consumidor cria um compromisso mensal. Por tempo determinado em contrato, ele contribui mensalmente para um fundo de forma que todos os integrantes do grupo, mediante sorteio ou lance, utilizam parte desse fundo para contratar serviços ou adquirir bens móveis e imóveis. Essa foi a motivação relatada no case de sucesso “Fiz um compromisso com o consórcio”.

Há ainda quem vê o consórcio como uma forma de evitar gastos supérfluos. Foi o caso da consorciada Riquela Maia, narrada no case abaixo. Para ela, a prestação do consórcio é um valor mensal fixo baixo, que poderia ser gasto em itens que nem sempre são necessários, como uma calça jeans ou um sapato.

“Consórcio me ajuda a investir e juntar dinheiro”

Viajar, comprar casa ou trocar de moto

Além do objetivo principal, juntar dinheiro, o consórcio também está diretamente relacionado a outros itens que o brasileiro estabeleceu como meta financeira. Em terceiro lugar, com 34%, apareceu “comprar ou reformar a casa”. Com o consórcio de imóveis é possível fazer as duas coisas, embora a maioria (75%) utilize os créditos para aquisição de residências.

No caso das reformas, também é possível fazer isso através do consórcio de serviços. Pesquisa realizada pela ABAC mostrou que 88% dos contemplados neste segmento utilizam os créditos para a contratação de serviços residenciais.

Mais informações no post:

Serviços residenciais são os mais contratados pelos consorciados

Neste mesmo segmento, o consórcio de serviços, é possível realizar a quarta meta financeira do brasileiro: fazer uma viagem. O item foi apontado por 29,3% dos entrevistados pelo SPC Brasil. Veja mais detalhes sobre como utilizar o consórcio para viajar no post a seguir:

Que tal fazer um consórcio para viajar?

Em quinto lugar, com 28,5%, apareceu uma meta financeira que é preferência entre os consorciados: comprar ou trocar de carro ou moto. Os segmentos ligados ao consórcio de veículos em geral (leves, motocicletas e pesados), tiveram em outubro 6,07 milhões de participantes ativos. Esse contingente representa 86% dos 7,06 milhões de consorciados ativos no Sistema de Consórcios.

Você pretende comprar um carro, mas o seu orçamento ainda não está organizado para tal? Fizemos um post para te ajudar a organizar seu orçamento para atingir esse objetivo, leia clicando aqui.

Se ainda tiver dúvida sobre as vantagens de comprar carro com consórcio, recomendamos que leia este post:

Comprar carro com consórcio vale a pena?

Como estão as suas metas financeiras para 2019? Está em sintonia com o identificado pela pesquisa do SPC Brasil ou são outras prioridades? Conta pra gente nos comentários! É bem provável que o consórcio seja o caminho ideal para te ajudar a alcançar.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS