3 dicas para usar o 13º salário no Sistema de Consórcios

13 . dez . 2018

O pagamento do 13º salário deve injetar mais de R$ 211 bilhões na economia brasileira. Serão beneficiados 84,5 milhões de trabalhadores, que receberão, em média, R$ 2,32 mil reais, segundo cálculos do Dieese. Confira algumas dicas que separamos para os participantes do Sistema de Consórcios aproveitarem essa grana extra.

Em anos anteriores, o Sistema de Consórcios registrou mais de 400 mil adesões nos últimos bimestres. “A expectativa é que parte dos consumidores invista o 13º salário no Sistema de Consórcios, seja parcial ou totalmente, ou ainda realize uma nova adesão, planejando o investimento em bens ou serviços”, avalia o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Abaixo, conheça algumas formas de utilizar os recursos do 13º salário no Sistema de Consórcios.

1 – Regularize seu consórcio

Especialistas em educação financeira são unânimes: priorize os recursos do 13º salário para quitar dívidas. Ao aderir ao consórcio, o consumidor pode contratar um plano com prazos e parcelas que se adequem ao seu perfil orçamentário. Entretanto, se em virtude de alguma adversidade você tenha atrasado as parcelas, a primeira orientação é utilizar o 13º salário para regularizar sua situação.

Além de pagar juros e multas, o consorciado que ainda não foi contemplado corre o risco de ter sua contemplação cancelada se isso ocorrer enquanto estiver inadimplente. Por outro lado, quem já foi contemplado, corre o risco de ter as garantias fornecidas executadas pela administradora. Em ambos os casos, a orientação é procurar a empresa responsável pelo grupo e tentar fechar um acordo.

Veja orientações sobre o que fazer em caso de parcela atrasada no post abaixo:

Atrasei a prestação do consórcio. E agora?!

2 – Antecipe prestações

Uma boa sugestão para o consorciado já contemplado é utilizar o 13º salário para antecipar as prestações do consórcio. Essa antecipação pode ocorrer de três formas: parcelas vincendas mais próximas, prestações vincendas a contar da última ou diminuição do valor das parcelas. Os custos do consórcio, que já são mais baixos, serão reduzidos ainda mais em qualquer um desses casos. Isso porque o consorciado deixará de arcar com atualização do crédito e das parcelas.

Lembre-se: é direito do consumidor já contemplado poder antecipar as prestações do consórcio. Antes da contemplação, apenas se isso estiver estabelecido no contrato de adesão. Saiba mais sobre antecipação do pagamento do consórcio no post abaixo:

Como posso antecipar o pagamento do consórcio?

3 – Oferte lances

A contemplação por sorteio é uma forma de garantir a isonomia do grupo de consórcio. Porém, para aumentar as chances de ser contemplado, o consorciado pode ofertar lances. Assim como ocorre na antecipação de parcelas, o valor do lance pode ser utilizado para reduzir o valor das prestações em aberto e quitar parcelas na ordem inversa (da última para a primeira) ou direta (a partir do próximo pagamento).

Vale destacar que existem diversos critérios considerados na definição do lance vencedor. Ou seja, ofertar o maior valor não significa necessariamente que você será contemplado. Para entender melhor o assunto, leia o post:

Como é definido o lance vencedor no consórcio

Como é definido o lance vencedor no consórcio

Agora que você já sabe o que pode ser feito com o 13º salário no consórcio, avalie suas opções. Conforme for seu caso, veja quais contribuem mais com seu planejamento financeiro. Aproveite para clicar aqui e conhecer outras Dicas da ABAC.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS