Educação financeira: 59% dos pais poupam para os filhos

13 . jun . 2018

Qual a importância da educação financeira para crianças? Foi buscando responder essa pergunta que a Boa Vista SCPC identificou, por meio de uma pesquisa, que esse assunto está ganhando cada vez mais espaço nas famílias. Tanto que, em 2017, aumentou de 42% para 59% o total de consumidores que afirmam poupar para os filhos, em comparação com 2016.

A pesquisa, feita com cerca de 1.060 respondentes de todo o Brasil, revelou que, dos 59% que poupam para os filhos, 61% optam por guardar essas economias na poupança. Aplicações em fundos, ações ou CDB tiveram um crescimento de 3 pontos percentuais em comparação a 2016. Outros 8% aplicam em Previdência Privada e 6% em Títulos de Capitalização.

Ainda de acordo com a pesquisa, 85% dos consumidores acreditam ser muito importante que as crianças e adolescentes recebam orientação financeira. E 65% afirmam que costumam conversar e explicar às crianças o que é, como se ganha e para que serve o dinheiro. Por outro lado, o percentual de crianças que aprendem sobre este tema nas escolas ainda é muito baixo, apenas 3%.

Educação financeira: dar ou não dar mesada?

Em média, 22% dos consumidores afirmaram que costumam dar mesada ou semanada a seus filhos. Entre 2016 e 2017, esse percentual aumentou em 6 pontos percentuais, passando de 17% para 23%.

Vale destacar que é por meio da mesada que os pequenos aprendem a gastar, a poupar e a cometer erros que serão benéficos para o entendimento da importância de um planejamento financeiro. De acordo com Cássia D’Aquino, especialista em educação financeira, a idade ideal para começar a receber mesada é a partir dos 6 anos. Para saber mais, leia também Por que os pais devem dar mesada aos filhos?

Dos que adotam essa prática, 96% utilizam o dinheiro. Apenas 4% adotam o cartão pré-pago ou o cartão de crédito adicional, e destes, 56% consideram o cartão uma boa ferramenta para organização das despesas. Ainda, 44% acreditam que o uso do cartão ajuda a controlar da melhor forma os gastos dos filhos.

A pesquisa revelou que 55% dos pais adotam a mesada ou semanada para estimular a educação financeira nas crianças. Já 27% adotam esta iniciativa para prover recursos para a compra de alimentação/lanches e 18% como uma forma de recompensa por comportamento.

Do total de entrevistados, 53% conseguem poupar mais de R$ 50 por mês, para os filhos. Sendo que 60% destas economias serão utilizadas no futuro, para ajudar nos estudos (faculdade, por exemplo); 19% para a compra da casa própria e 12% para outras finalidades como, realizar a viagem dos sonhos (2%), aposentadoria complementar (7%) e situações de emergência (3%).

Orçamento familiar

A orientação das crianças é fundamental para o sucesso da gestão financeira doméstica. Afinal, como o próprio nome já diz, o orçamento familiar necessita da participação de todos os membros da família, inclusive os pequenos. E falando no assunto, aproveite para ler também Orçamento familiar: como buscar o comprometimento de todos.

Orçamento familiar: como buscar o comprometimento de todos

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS