Educação financeira: sonhe mais

20 . maio . 2018

A jornada de educação financeira do Blog da ABAC está chegando ao fim. Ao longo de uma semana, mostramos a importância de um orçamento doméstico que priorize a realização de sonhos.

A série “Minhas Contas no Azul” foi uma iniciativa da ABAC para apoiar a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada de 14 a 20 de maio. Desenvolvida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), ela teve o objetivo de objetivo de disseminar a educação financeira e contribuir para o fortalecimento da cidadania no País.

No primeiro post, convidamos o leitor para fazer um teste composto por dez perguntas, todas voltadas para sua relação com o dinheiro. Ao final, revela se você possui perfil equilibrado, investidor ou endividado. Clique aqui, caso ainda não tenha realizado o teste.

Em seguida, você aprendeu a importância de ter um orçamento doméstico que prioriza a realização dos sonhos. Mostramos como a educação financeira pode mudar sua vida e o seu destino. Ao contrário do que a maioria pensa, não é o quanto você ganha, e sim como você lida com seu dinheiro.

Na sequência, foi a vez de falar sobre a definição de metas para a realização de sonhos. Abordamos a importância de definir sonhos com prazos variados e o esforço que será empreendido para transformá-los em realidade.

Muitas vezes, os sonhos de consumo esbarram em alguns entraves para sua realização. Este foi o assunto do 4º post, em que mostramos que manter o orçamento em dia não é tão difícil quanto parece.

Cortar gastos é uma das principais formas de economizar. Entretanto, existem uma série de estratégias que podem ser utilizadas pelo consumidor que busca economizar. Foi o que mostramos no 5º post da série.

Depois, falamos sobre a Planilha de Orçamento Pessoal elaborada pela ABAC. Criamos um passo a passo para te ajudar a preenchê-la e manter suas finanças pessoais organizadas.

Educação financeira: equilíbrio é importante

Para usufruir de uma vida financeira organizada, é necessário chegar a um equilíbrio entre aquilo que se ganha e o que se gasta. Saúde financeira traz paz de espírito e possibilita manter um estado de tranquilidade entre si e o próprio bolso. Com educação financeira, aqueles desejos que pareciam inalcançáveis ficam mais próximos da sua vida.

Cuidar bem do próprio dinheiro só depende de você. É possível ser financeiramente responsável independente do momento econômico enfrentado pelo país. No encerramento da série “Minhas Contas no Azul”, te convidamos a fazer uma reflexão: tente perceber de onde vem seu comportamento financeira. É provável que o passado lhe apresente lições que irão servir para o presente e o futuro. Portanto, avalie como seus parentes lidam ou lidavam com o dinheiro e também na situação financeira deles. Assim, você poderá ser um multiplicador de todo o conhecimento obtido ao longo da série “Minhas Contas no Azul”.

Para saber mais sobre como levar uma vida equilibrada e realizar sonhos, leia também a cartilha da ABAC “Na corda bamba – Como a educação financeira pode melhorar a sua vida”. O download é gratuito. Clique aqui para baixar.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS